Política Mais um aliado de Bolsonaro lidera em pesquisa à prefeitura em 2024 Filipe Barros crava os dois principais cenários com ampla vantagem. Por Raul Holderf | há 7 meses
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O cenário político em Londrina, a segunda maior cidade do Paraná, com mais de meio milhão de habitantes, apresenta o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) como o principal favorito para conquistar a prefeitura nas eleições de 2024, de acordo com o mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro.

No cenário principal, Barros, aliado do presidente Jair Bolsonaro, lidera com ampla vantagem, obtendo 31,2% das intenções de voto. O deputado estadual Tiago Amaral, do PSD e apoiado pelo governador Ratinho Jr, aparece como o segundo colocado, com 24,4%. Na sequência, figuram o vice-prefeito João Mendonça (Podemos) com 7,3%, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Fernando Moraes (sem partido), com 6,3%, e Isabel Muniz (PT), com 6,2%.

A pesquisa, que ouviu 808 eleitores em Londrina, revela que 16,3% dos entrevistados indicaram a intenção de votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 8,3% não souberam ou não responderam.

Em um cenário alternativo, no qual Tiago Amaral não está presente, Filipe Barros amplia o favoritismo, alcançando 43,1% das intenções de voto, enquanto João Mendonça obtém 10,8%.

O atual prefeito Marco Belinatti (PP) está em seu segundo mandato e não pode mais concorrer.